quinta-feira, 10 de março de 2011

Boqueirão, a "Cidade das Águas" na Paraíba

Localizada a 146 quilômetros de João Pessoa, Boqueirão ostenta o título de “Cidade das Águas”, além de ser chamada de “a princesa do Cariri paraibano”. A cidade tem belezas naturais de encher os olhos de qualquer visitante, além de belas construções e um rico artesanato.
A cerca de oito quilômetros da cidade fica o Sítio Marinho. Lá o visitante conhecerá o Lajedo do Marinho, onde a grande atração são inscrições rupestres. Frequentemente, são organizadas trilhas ecológicas para conhecer o local em total contato com a natureza.
A prática das trilhas é considerada de baixo impacto na natureza pelos turismólogos, assim como andar de bicicleta ou a cavalo. A idéia da trilha é desenvolver esses outros hábitos saudáveis e que não agridem o meio ambiente, "É uma verdadeira conscientização para as belezas naturais que as cidades possuem, principalmente as do território do Cariri.

Cidade festeira
Outro motivo para visitar Boqueirão é o seu calendário cultural e festivo, que integra o calendário de eventos turísticos da Paraíba. Entre as festas mais populares estão a Festa de Janeiro, o Carnaval das Águas, o tradicional São João e a tradicional Cavalgada dos Vaqueiros.
Em novembro, a cidade é o cenário do Balaio Cultural, evento que atrai turistas de todos os cantos do Brasil. O Balaio acontece há cinco anos e reúne grupos de danças, companhias de teatro, artistas plásticos e músicos de todos os cantos do País.

Sabores da terra
Outro atrativo de Boqueirão é a sua culinária cheia de sabores e autenticamente nordestina. O turista tem ao seu dispor bares e restaurantes, localizados às margens do Açude Epitácio Pessoa, com o melhor da gastronomia local.
Há desde a tradicional galinha caipira até os deliciosos peixes fritos com pirão de peixe, passando pela famosa buchada de bode e o picado, ambos encontrados no Mercado Público.

Dados sobre a cidade
Área do município: 425 quilômetros quadrados.
População: 16.327 (IBGE de 2008).
Altitude: 355 metros.
Ponto mais elevado: Serra de Cornoió, com 800 metros.
Rodovia de acesso: PB-148.

Nenhum comentário:

Postar um comentário